*Faz bem para o coração
Estudos indicam que ser doador traz benefícios para o sistema cardiovascular. Isto acontece porque durante o processo de retirada do sangue o nosso corpo é obrigado a repor as células vermelhas do organismo. E, por incrível que pareça, isso tudo ajuda na diminuição dos riscos de entupimento das artérias do coração e do cérebro. Uma vez que a renovação dessas células ajudam a reduzir a quantidade de ferro no nosso sangue e a diminuir o fluxo sanguíneo nas nossas artérias.
*Diminui o risco de câncer
Além disso, sabe-se também que durante a doação de sangue há uma baixa na reserva de ferro do nosso organismo. E, isto, favorece para a redução dos riscos do doador desenvolver algum tipo de câncer, como de fígado, pulmão e de garganta. O que vai corrobora diretamente com as pesquisas que relacionam diretamente o aparecimento de tumores cancerígenos com o excesso de ferro no corpo.
*Descanso para o doador
Uma das maneiras encontradas pelo governo para estimular a prática voluntária de doação de sangue é beneficiar o doador com algumas regalias. A principal delas, garantida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é o direito de se ausentar no trabalho por um dia por ano.
Esse benefício é concedido no dia em que a pessoa vai realizar a doação, que é comprovada por meio de um atestado de comparecimento. Vale também consultar a legislação de cada Estado e municípios pelo Brasil afora. Alguns possuem benefícios específicos para os seus doadores. Estados como o Paraná e Espírito Santo, por exemplo, os voluntários têm direito até à meia entrada nas salas de cinema da cidade.
*Check-up completo de graça
Ao doar sangue, além de contribuir para saúde do próximo, o próprio doador acaba contribuindo para a sua também. Para que o seu sangue seja utilizado, os hemocentros realizam uma série de exames, com o objetivo de identificar se ele está apto ou não para ser armazenado no banco de sangue.
Dentre os testes realizados nos sangues doados estão os exames para identificar a presença de algumas doenças como hepatite B e C, sífilis e HIV. Garantindo assim a segurança daqueles que irão precisar desta doação em algum momento.
De quebra garantindo também a saúde do doador, que irá poder ter acesso a todas as informações do exame. Contribuindo assim, para a prevenção e tratamento de doenças, principalmente aquelas mais silenciosas que só descobrimos após um bom exame de sangue.
*Ajudar o próximo
Apesar de todos essas vantagens, o mais importante na hora de decidir se tornar um doador de sangue é pensar em que precisa realmente daquilo que para você, aparentemente, tem pouco valor. Após o processo, o sangue doado é separado em diversos componentes, como plaquetas, hemácias e plasma. E, com isso, eles podem ser usados em diferentes pacientes em variadas situações.
Vale-se ressaltar que a doação de sangue deve ser feita durante todo o ano, pois todo sangue disponível é bem vindo. Já que este são sempre utilizados e a falta deles pode acarretar em diversas consequências, como cancelamento de cirurgia graves e até mesmo a morte de pacientes.
Ao doar sangue, é importante lembrar dos benefícios que estão sendo angariados para a saúde pessoal, mas não pode se esquecer que tem sempre uma pessoa esperando por essa boa ação. Por isso, é importante transformar esta atitude em uma rotina e conscientizar as pessoas ao nosso redor.
*Pré-requisitos necessários para doar sangue
Para ser um doador de sangue são necessários seguir algumas normas estabelecidas pelo governo. Abaixo listamos algumas características necessárias para que a doação de sangue seja possível::
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Sendo que aquelas pessoas com 16 e 17 anos, e acima dos 60, devem consultar as normas específicas para esta faixa etária. Que estabelecem os documentos a serem apresentados no dia da doação.
Outro fator que é considerado antes da doação de sangue é o peso. Isto acontece porque a quantidade a ser doada por pessoa é calculada de acordo com o peso dela.
Ficando definido que homens acima de 50 kg doam bolsas de sangue com 450 ml, mulheres entre 50 e 55,9 kg doam 410 ml e mulheres com 56 kg ou mais doam 450 ml. E pessoas abaixo de 50 kg não podem doar sangue.
Outros fatores também devem ser levados em conta por aqueles que desejam se tornar doadores de sangue. Pessoas que fazem acupuntura em clínicas profissionais com autorização da Vigilância Sanitária, por exemplo, só podem doar sangue 72 horas após o procedimento.
Quem possui piercing e tatuagens também deve aguardar um prazo máximo para doar sangue. No caso do piercing deve-se aguardar o prazo de até 6 meses, e se este estiver localizado em área genital o prazo é de 12 meses. O mesmo prazo se refere a tatuagens, ou até mesmo maquiagens definitivas. Já que o risco de transmissão de doenças através destes procedimentos é elevado.
Além dos fatores acima, algumas outras questões são avaliadas antes da doação de sangue acontecer. Tudo feito para garantir a saúde daqueles que doam e daqueles que recebem o sangue doado. Por isso, vale sempre consultar os hemocentros para esclarecer dúvidas e se precaver.
O que não pode acontecer é deixar de doar! Afinal, cada doador é responsável por salvar até 4 vidas e isto é muita coisa! Compartilhe nas suas redes sociais e aumente ainda mais a rede de doadores de sangue do nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário